O que é KWL (What I Know, What I Want to Know, What I Learned)
O KWL (What I Know, What I Want to Know, What I Learned) é uma técnica de aprendizagem que visa auxiliar os estudantes a organizar e direcionar seu processo de estudo. Essa metodologia é amplamente utilizada em sala de aula, mas também pode ser aplicada de forma individual em diversos contextos de aprendizado.
Origem e conceito do KWL
O KWL foi desenvolvido por Donna Ogle, uma educadora americana, na década de 1980. A ideia surgiu a partir da necessidade de envolver os alunos de forma mais ativa no processo de aprendizagem, estimulando-os a refletir sobre o que já sabem, o que desejam saber e o que aprenderam ao final de uma atividade.
Esse método se baseia na premissa de que os estudantes são mais motivados quando têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos prévios, expressar suas curiosidades e refletir sobre o que aprenderam. Além disso, o KWL também ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações.
Como funciona o KWL
O KWL é dividido em três etapas: o que eu sei (What I Know), o que eu quero saber (What I Want to Know) e o que eu aprendi (What I Learned). Cada uma dessas etapas tem um propósito específico e contribui para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes.
Etapa 1: O que eu sei (What I Know)
Nessa etapa, os alunos são convidados a compartilhar o que já sabem sobre o tema em questão. Eles podem fazer uma lista, escrever frases ou até mesmo desenhar para expressar seu conhecimento prévio. Essa etapa serve como ponto de partida para a aprendizagem, permitindo que os estudantes ativem seus conhecimentos prévios e estabeleçam conexões com o novo conteúdo.
Etapa 2: O que eu quero saber (What I Want to Know)
Após compartilharem o que já sabem, os alunos são incentivados a expressar suas curiosidades e questionamentos sobre o tema. Eles podem formular perguntas, listar tópicos de interesse ou destacar aspectos que gostariam de explorar durante o processo de aprendizagem. Essa etapa estimula a curiosidade e direciona a busca por informações.
Etapa 3: O que eu aprendi (What I Learned)
A última etapa do KWL é reservada para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam ao final da atividade. Eles são convidados a revisitar suas anotações, responder às perguntas que foram formuladas na etapa anterior e compartilhar os novos conhecimentos adquiridos. Essa etapa promove a consolidação do aprendizado e a reflexão sobre o processo de estudo.
Benefícios do KWL
O KWL oferece uma série de benefícios tanto para os estudantes quanto para os educadores. Alguns dos principais benefícios são:
– Engajamento dos estudantes: o KWL estimula a participação ativa dos alunos, envolvendo-os no processo de aprendizagem e despertando seu interesse pelo tema.
– Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: ao formular suas perguntas na etapa “O que eu quero saber”, os alunos são incentivados a buscar informações e a desenvolver habilidades de pesquisa.
– Organização do conhecimento: o KWL ajuda os estudantes a organizar suas ideias e informações, estabelecendo conexões entre o que já sabem e o que desejam aprender.
– Reflexão sobre o aprendizado: a etapa “O que eu aprendi” permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e sobre o processo de estudo, promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Aplicações do KWL
O KWL pode ser aplicado em diferentes contextos de aprendizado, desde a sala de aula até o estudo individual. Essa técnica é especialmente útil em atividades que envolvem a exploração de um novo tema, a leitura de um livro ou a realização de pesquisas.
Além disso, o KWL pode ser adaptado para diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento, tornando-se uma ferramenta versátil para educadores de todas as áreas.
Conclusão
O KWL é uma técnica poderosa para auxiliar no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes ativem seus conhecimentos prévios, expressem suas curiosidades e reflitam sobre o que aprenderam. Ao utilizar o KWL, os educadores podem promover um ensino mais engajador e significativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, organização e síntese de informações. Experimente aplicar o KWL em suas atividades de estudo e descubra como essa metodologia pode potencializar seu aprendizado.