BLOG

Como funciona a sala de aula invertida?

Tabela de Conteúdos

A sala de aula invertida pega o estilo tradicional expositivo de ensino e o inverte. Espera-se agora que o aluno internalize os conceitos essenciais antes de vir para a aula, através de atividades propostas pelo professor. O professor então passa o tempo da aula focando na discussão de conceitos adquiridos com a turma e focando no aluno. O papel do professor passa a ser de um guia no processo de ensino e aprendizagem. 

Este estilo de aprendizagem é altamente benéfico para os alunos, que são automotivados e têm um forte desejo de aprender. A sala de aula invertida também beneficia os alunos que podem apresentar dificuldades em determinados assuntos, dando-lhes a oportunidade de revisar o que aprenderam em casa antes de entrar na sala de aula e retomar o conteúdo com a turma no momento da aula.


Quais são os benefícios da sala de aula invertida?

Oferece protagonismo ao aluno e permite que ele trabalhe em seu próprio ritmo, o que é muito eficaz quando comparado aos modelos “tradicionais” de aprendizagem, onde os alunos são receptores passivos das informações do professor. Além disso, este método permite trabalhar e desenvolver habilidades como resolução de problemas, criatividade, autonomia, trabalho em equipe, etc.

Outro benefício é a otimização do tempo. Neste método, o professor não vai passar a maior parte da aula “depositando” conteúdo para a turma. Como os alunos já estão preparados para aquele determinado assunto, o momento da aula passa a ser mais produtivo, com menos interrupções e as atividades podem ser trabalhadas de forma mais profunda e significativa.

As aulas passam a ser mais atrativas e isso pode provocar um maior interesse do estudante, aumentando significativamente o engajamento da turma. A possibilidade de entrar mais preparado para aquele tema aumenta a confiança e vontade de participar de debates e discussões. Tudo isso faz com que os alunos passem a desenvolver o hábito de buscarem por respostas e materiais de estudo.

Outro ponto importante é a flexibilidade nas aulas que este método proporciona. A sala de aula invertida abre novas possibilidades de abordagem de conteúdo. Sabendo trabalhar com estratégias pedagógicas atraentes e diferenciadas, fica muito mais fácil tornar a aula mais estimulante e divertida para os alunos.

Por onde começar?

É importante lembrar que para que a Sala de Aula Invertida apresente todos os benefícios apontados, é preciso uma mudança de postura tanto do grupo, quanto do professor. O professor deixa de ser o centro e passa a ser o guia do processo, como um mentor. O estudante será o protagonista do seu aprendizado, abandonando o papel de aprendiz passivo muito comum no método tradicional.

Na hora de se preparar, entenda que a Sala de Aula Invertida tem três momentos essenciais: antes, durante e depois da aula. Alunos e professores precisam assumir suas funções com dedicação e empenho para que as atividades e conteúdos possam ser desenvolvidos conforme o esperado. Antes da aula, os alunos precisam se preparar utilizando os recursos propostos pelos professores, como leituras, videoaulas, fóruns, etc. Durante a aula, todos vão praticar os conceitos adquiridos e, após a aula, o conteúdo precisa ser revisado.

Sala de Aula Invertida

Dúvidas mais frequentes

Precisamos utilizar vídeos na Sala de Aula Invertida?

Grande parte das aulas preparadas nesta metodologia fazem uso de vídeos, mas existem outros recursos que podem ser propostos e funcionam muito bem.

O professor precisa gravar os vídeos sugeridos na Sala de Aula Invertida?

Não é uma obrigatoriedade. O professor pode utilizar vídeos de outros professores para a apresentação do conteúdo.

O que fazer durante o tempo de aula na Sala de Aula Invertida?

Aproveite o tempo que ganhou para aprofundar o conteúdo com a turma. Trabalhar com projetos, atividades práticas, resolução de problemas, discussões, etc.

A Sala de Aula Invertida pode ser aplicada em qual disciplina?

Essa metodologia pode ser aplicada em todas as disciplinas.

Assine o nosso canal:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante, meu filho de 5 anos é bem curioso e fica frustado pois as vezes quer realizar mais atividades que as passadas pelo professor, acredito que nesse formato as crianças que tem essa necessidade seriam mais que beneficiadas e as que não tem tanto interesse seriam motivadas. Apesar de não ser formada em pedagogia, adoro me atualizar e ajudar no processo de aprendizagem dele em casa. Pena que nem todos tem o apoio da família para estudar e esse formato também ajudaria 🥰

Está gostando? Compartilhe!

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos:

Vamos Começar!

Informe seus dados abaixo para prosseguir:

Clicando no botão, você concorda com nossos termos e privacidade.